-
Arquitetos: Estudi E. Torres Pujol
- Área: 1538 m²
- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto pode ser descrito por 5 pontos interessantes:
- Entorno e Forma
O edifício se localiza em uma posição intermediária entre a zona industrial e a zona residencial, limitada com a antiga prisão de Palma, atualmente abandonada. O lote é trapezoidal e o edifício se adapta a essa forma utilizando a máxima superfície permitida, condição requerida pelo cliente. Sua arquitetura volumétrica dialoga com o entorno e combina com a arquitetura do "Estilo Internacional" com as tradicionais edificações rurais de Mallorca.
- Estrutura e Sistema Construtivo
A estrutura é composta por pilares metálicos e soldados de forma composta com a chapa metálica e concreto armado. Os pilares estão ligados à estrutura exterior, o que possibilita que a planta seja toda livre, com exceção do núcleo de comunicação vertical. Desta forma foi possível levar a cabo uma distribuição sem interferências estruturais, o que permite a reordenação dos espaços. Para a execução do envoltório foi utilizado o sistema construtivo G.H.A.S, melhorando muito as características térmicas e mecânicas do edifício.
- Fachada, Composição e Luz
O acesso principal, situado abaixo de uma marquise, está formado por uma parede envidraçada que ocupa toda a longitude da fachada, a qual é maioritariamente cega, cuja única abertura é o acesso. Deste modo, se assinala a entrada e a luz invade a recepção.
A composição das outras três fachadas foi realizada seguindo uma ordem marcada pelas necessidades de luz e ventilação que requeriam cada um dos espaços. Para isso foram suficientes três modelos de aberturas (de dimensões de 50x240 cm, 100x240 cm e 150x240 cm).
Um dos desafios do projeto foi se aproveitar da luz natural para as salas de cirurgia, espaços normalmente fechados e carentes nesse tipo de iluminação. Para isso, foram dispostas claraboias orientadas para Norte, que permitem a entrada de luz difusa sem interferir, nem incomodar. As fachadas estão revestidas no térreo, produzindo no edifício uma lâmina com textura e brilho diferentes e que facilita a manutenção contínua derivada de seu uso.
O branco é a cor predominante, tanto no interior, quanto no exterior do edifício. Esse tratamento monocromático enfatiza a limpeza do espaço e seu caráter mediterrâneo.
- Instalações
As instalações de serviço foram projetadas de forma a priorizar a eficiência energética e são aparentes, o que permite cumprir com os requisitos fundamentais: realizar os trabalhos de reparação e manutenção de forma limpa, cômoda e simples e poder melhorar ou ampliar as instalações existentes facilmente.
- Funcionalidade e Orçamento
Um dos objetivos mais importantes a se alcançar era a funcionalidade dos espaços, sendo fundamental sua disposição e as ligações criadas, em uma distribuição flexível e modular de acordo com os requisitos do cliente. Foram criadas áreas abertas, multifuncionais e interconectadas entre si. O desenho do projeto e a eficiente escolha de materiais, tornaram possível cumprir um orçamento muito apertado.